Sábado, 31 de Janeiro de 2009

Resumo do Mês: e-books, sorteio de livro e protesto no Campus Party

 

  

Download de E-books na faixa

Free It E-books contém uma lista de diversos e-books na internet que foram disponibilizados para acesso livre, ou seja, não há pirataria de software e muito menos violação de direito autoral. São e-books relacionados a programação e computação em geral.

 

Promoção: Ganhe o livro Expressões Regulares

Iniciando a primeira promoção aqui no blog, anuncio que neste mês estarei sorteando o Livro Expressões Regulares do autor Aurélio Marinho Jargas, dono do site http://aurelio.net.

Para participar, você precisa simplesmente cadastrar seu e-mail para recebimento da Newsletter do Gotcha IT, em seguida, clicar no link de ativação através do email de confirmação enviado automaticamente.

 

 

Lei Azeredo gera protesto no Campus Party

participantes da Campus Party, ficaram de costas e em silêncio para protestar contra o projeto de lei que enquadra crimes cometidos pela internet, aprovado pelo Senado no ano passado e que tem o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) como relator.

 

Fundação oferece cursos gratuitos de informatica

A Fundação Idepac está com 150 vagas abertas para cursos técnicos, entre eles, informática, redes e hardware. Os interessados em participar do processo seletivo precisam fazer a inscrição por meio do site da escola. As provas serão realizadas no dias 19 e 23 de janeiro.

 

CCNA - Se não passar, tente denovo de graça!

Assim como no ano passado a Cisco está oferecendo uma segunda chance para aqueles que não passaram em suas provas e/ou se você quiser tentar uma certificação e, se eventualmente não conseguir passar.

 

CIEE: 800 vagas grátis para cursos em TI

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) abriu cerca de 800 vagas para cursos e oficinas ligadas à TI. São todos cursos gratuitos realizados em parceria com a Impacta, Cisco/Ainet/CTT Brasil e Hauri do Brasil.

 

Crie seu retrato em 3D

O site americano “That's My Face” cria uma imagem 3D da nossa cabeça, utilizando fotos de 2 ou mais ângulos (quanto mais fotos melhor) de seu rosto. Depois de ver o resultado, o usuário pode comprar o produto, como estátuas e portas-treco da própria imagem virtual tridimensional.

 

Aprenda a digitar! rápido, online e de graça

Para os que desejam digitar de maneira correta e eficiente, indico um excelente curso de digitação grátis e online.

 

Indicação de Livro - Java: Como Programar

Dessa vez, indico um livro de programação, um livro, que ensina desde o básico, desde os princípios e fundamentos da linguagem, à um nível de detalhes. Se estudá-lo e prestar atenção em todos os detalhes, você vai pegar uma boa base na Linguagem Java.

 

Desciclopédia é cultura!

Outro dia estava lendo sobre gambiarras e então dois artigos bem interessantes e engraçados. Mas não significa que eu goste de fazer essas chamadas "adaptações técnicas", "método alternativo" ou qualquer outro nome que possa ter.

Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009

Navegue anônimo na Internet

 

Quer acessar a internet, porém não quer que ninguém saiba o seu endereço IP? Então, seus problemas acabaram!!! O Anonymizer Anonymous Surfing é a solução.

 

Se você está preocupado com a possibilidade de ser rastreado enquanto acessa algum site, dê uma olhada nesse programa. Ele utiliza uma tecnologia de navegação anônima para ocultar o seu verdadeiro endereço IP, impedindo assim, que informações como: sua localização, provedor e dono do dominio reverso.

 

É muito simples usar o Anonymizer Anonymous Surfing. Basta abrir o programa e pronto: você já estará anônimo. O programa tem além da navegação anônima, um software que consegue protegê-lo do acesso a websites maliciosos. E, quando você quiser, pode desligar o modo de anonimato.

 

anonymizer

 

De toda forma, este é um programa recomendado apenas para casos extremos, como o acesso a site duvidosos. Não vá usá-lo para fins ilegais, porque de um jeito ou de outro alguém vai descobrir. Pronto...o recado está dado, depois não digam que não avisei.

Livro - PHP: Programando com Orientacao a Objetos

 

Continuando com a indicação de livros que valem a pena, dessa vez indico um livro para quem está querendo conhecer mais sobre PHP, um livro que é bem completo. Ele ensina você desde os princípios básicos com uma linguagem simples, além de possuir uma abordagem prática.

 

Descrição:

O PHP é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Sua popularidade se deve à facilidade em criar aplicações dinâmicas com suporte à maioria dos bancos de dados existentes e ao conjunto de funções que, por meio de uma estrutura flexível de programação, permitem desde a criação de simples portais até complexas aplicações de negócio.

 

O uso da orientação a objetos juntamente com o emprego de boas práticas de programação nos possibilita manter um ritmo sustentável no desenvolvimento de aplicações. O foco deste livro é demonstrar como se dá a construção de uma aplicação totalmente orientada a objetos. Para isso, implementaremos alguns padrões de projeto (design patterns) e algumas técnicas de mapeamento objeto-relacional, além de criarmos vários componentes para que você possa criar complexas aplicações de negócio com PHP.
Principais tópicos abordados no livro:

  • Introdução ao PHP, arrays, strings e arquivos
  • Orientação a objetos, conceitos e implementações
  • XML, Web Services, tratamento de exceções
  • Técnicas de mapeamento objeto-relacional
  • Criação de classes para apresentação de HTML
  • Criação de classes para formulários e listagens
  • Criação de classes para manipulação de SQL
  • Criação de uma aplicação orientada a objetos

Editora: Novatec

Autor: PABLO DALL'OGLIO

ISBN: 9788575221372

Origem: Nacional

Ano: 2007

Edição: 1

Número de páginas: 576

 

 

Para mais detalhes acesse aqui.

Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009

Guia de Estudos Java

 

Para quem está iniciando e quer aprender mais sobre Java, recomendo esse guia de estudos disponibilizado no site www.jnaldo.com. O guia vai indica assuntos, apresentações, exercícios, exemplos eleituras complementares.

 

java

Para melhor acompanhamento deste guia, o autor recomenda também a compra do livro Java: Como Programar, Paul J. Deitel, 6ª edição.

 

Os tópicos disponíveis são:

  • CH 01 - Introdução à Computação e Introdução aos aplicativos Java

  • CH 02 -  Introdução aos aplicativos Java

  • CH 03 -  Introdução a classes e objetos

  • CH 04 - Instruções de controle: Parte 1

  • CH 05 - Instruções de controle: Parte2

  • CH06 - Métodos: Um exame mais profundo

A dica é do próprio Josenaldo, que já tem uma boa experiência e dá aulas de Java há 3 anos.

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Sistema de email na Casa Branca deu pau

obamaphoneApós finalmente começar a funcionar sob os cuidados de Obama, o sistema de e-mail da Casa Branca sofreu um colapso.

 

A última mensagem enviada pela assessoria de imprensa da Casa Branca antes de surgirem problemas chegou pouco antes das 21h da noite de segunda-feira (26/01) em Washington, comunicando que o evento sobre independência energética do qual o presidente Barack Obama iria participar seria aberto à imprensa.

 

As falhas no sistema provocaram o esvaziamento completo das caixas de entrada dos e-mails do complexo da Casa Branca. Horas depois, o secretário de imprensa Robert Gibbs pediu desculpas por não estar acessível por e-mail.

 

Nem mesmo o presidente mais informatizado da América pode escapar das indisponibilidades e falhas de sistemas do dia a dia nos serviços de TI.

 

Fonte: Info

Teletransporte é possível!

 

Cientistas da universidade americana de Maryland conseguiram passar informação através de uma distância de um metro, através de teletransporte.

 

A técnica já obteve sucesso com o teletransporte de luz, mas um estudo na edição da revista "Science", descreve o teletransporte de um átomo (na verdade um íon, átomo eletricamente carregado) do metal itérbio pelo espaço de um metro: uma distância enorme, em termos quânticos.

 

hiro

 

Ainda não da para transportar uma pessoa ou alguma nave como nos filmes de "Jornada nas estrelas". O que os cientistas fizeram foi apenas transportar características físicas de uma partícula de itérbio para outra, instantaneamente.

 

Este pode ser um pequeno passo para o homem, mas com certeza é um grande passo para o teletransporte da materia, e que poderá evoluir muito nos próximos anos.

 

Como dizia o Hiro Nakamura...YATA!!

 

[via Cnet]

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009

O Prêmio Dardos vai para...

 

O blog Gotcha IT recebeu o selo “Prêmio Dardos“ do Zumbi Online.  Agora tenho a responsabilidade de repassá-lo para mais 15 blogueiros de minha escolha. É o famoso meme, onde o intuito é a troca de indicações.

 

O que representa o Prêmio Dardos
Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Este selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.

 

Quem recebe o “Prêmio Dardos” e o aceita deve seguir 3 regras:
1. Exibir a distinta imagem
2. Linkar o blog pelo qual recebeu o prêmio
3. Escolher pelo menos quinze(15) outros blogs para repassar o “Prêmio Dardos”

 

premio_dardos

 

Fiz uma lista de acordo com o tema principal do blog que são assuntos relacionados a Tecnologia da informação e que na minha opinião merecem realmente uma visita.

 

     Aprenda Grátis: Cursos, Apostilas, Tutoriais, Dicas, Games

     Último Click: Tecnologia e entretenimento

     Blog CCNA: Blog focado nos exames Cisco

     Analista TI: Certificação, blogs, SEO, AdSense, Adwords, Blogosfera, Notícias

     Blog do Monthiel: I was thinking...Blog com diversos assuntos relacionados a TI

     Profissionais TI: Para quem respira informação

     Inovação e Negócios: na era da Internet

     AppleManua.info: Informática e tecnologia pela ótica do mundo Apple

     Carreira de TI: Carreira e Certificações em TI

     Jlcarneiro.com: Porque agora todo mundo é "pontocom"!

     Téchne Lógos: Dicas de informática

     Procurando Ganhar: Ganhe mais informação

     Carreirasolo.org: tudo o que você precisa saber para trabalhar em casa

     Blog do Plastico: Tecnologia, Gadgets, Cultura Pop e Nerdices em Geral

     Monitorando: O mundo está dentro dele

Aprenda a digitar! rápido, online e de graça

 

Se você tem 10 dedos e só usa 2 para escrever um texto, então já está mais do que na hora de fazer um curso de digitação.

 

typing

 

Para os que desejam digitar de maneira correta e eficiente, indico um excelente curso de digitação grátis e online. Não fiz o curso ainda porque me falta tempo, mas dei uma boa fuçada.

 

Além do curso de digitação o site também oferece cursos de excel e matemática. O curso é formado por lições onde você pode entrar e sair das lições, e mesmo assim continuar do ponto em que parou, sendo que é possível voltar as lições já concluídas.

 

Agora se você quiser o certificado, então deverá pagar uma pequena quantia para de envio.

 

Se quiser fazer uma visita ao site, acesse http://www.asdfg.com.br/.

Sábado, 24 de Janeiro de 2009

Lei Azeredo gera protesto no Campus Party

 

Nesta sexta-feira (23), participantes da Campus Party, ficaram de costas e em silêncio para protestar contra o projeto de lei que enquadra crimes cometidos pela internet, aprovado pelo Senado no ano passado e que tem o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) como relator.

 

José Henrique Santos Portugal e Fernando Botelho, assessor e desembargador de Azeredo tiveram muita dificuldade para apresentar seu ponto de vista sobre o projeto, sofrendo intensos protestos dos "campuseiros" --a maioria dos expectadores era contra o projeto.

 

Os manifestantes exibiam narizes de palhaço, faixas, camisetas e um autêntico protesto "geek": notebooks com frases, que eram alteradas de acordo com o que era dito pelos defensores.

 

"dizer que não há necessidade de regulação [da internet] é preocupante, pois crimes autorais de software são realidade. O direito penal tem que educar preventivamente. É preciso de uma disciplina que eduque para a punição", disse o desembargador Botelho, que auxiliou na redação do projeto.

 

leiazeredo

 

No meu ponto de vista, vejo que é mais do que necessário regulamentar a internet, ainda mais aqui no Brasil, onde falta regulamentação, porém o protesto é válido, já que o projeto do senador Azeredo em alguns casos é muito rígido.

 

Uma simples troca de arquivos via iPod já tipificaria o enquadramento pelo artigo 285-a, que prevê de um a três anos de prisão, o que é um absurdo. Não se deve punir o usuário, mas sim aquele que incentiva e lucra com a pirataria.

 

[via Folha]

Indicação de Livro - Implantação de Help Desk e Service Desk

 

Se você foi recrutado para implementar ITIL na empresa onde trabalha, precisa tirar a certificação ITIL Foundation v2 ou v3, quer aprender mais sobre como funciona o Service Desk....Seus problemas acabaram!!!

 

Este livro está na minha wishlist, mas pelo que me informaram, é um ótimo livro. o Autor Roberto Cohen tem uma grande experiência no assunto de gestão de TI, além disso, o preço do livro, está bem acessível e vale a pena.

 

Descrição:

Este livro apresenta os fundamentos básicos para montagem de uma área de Help Desk/Service Desk, servindo de livro-guia para os interessados.

 

Dedicado aos iniciantes no assunto, também é útil para os mais experientes, pois expõe a experiência profissional do autor recolhida em palestras, seminários, conferências e visitas, contemplando dezenas de dicas, comentários e críticas sobre os vários processos dentro de uma área de suporte técnico.

 

Compatível com ITIL, expõe, numa linguagem clara e fácil, aspectos norteadores de qualquer implantação, como: criação de um catálogo de serviços; estruturação dos níveis de suporte; administração de uma base de conhecimento e estabelecimento de um fluxo básico dos incidentes.

 

Neste livro você encontra um caminho organizado e de fácil implementação para mudar a imagem do seu Help Desk de um centro de custos para um departamento gerador de negócios para a sua empresa!

 

Dados Técnicos:

Editora: Novatec

Autor: ROBERTO COHEN

ISBN: 9788575221648

Origem: Nacional

Ano: 2008

Edição: 1

Número de páginas: 208

Acabamento: Brochura

Formato: Médio

 

Ver mais detalhes

Discurso de posse de Obama

 

Depois ter postado aqui o discurso pós-vitória do Barack Obama, agora é a vez do discurso de posse desse que é o primeiro negro eleito presidente dos Estados Unidos. Só espero que seja um presidente que faça o bem para a humanidade.

 

As esperanças dos americanos são muitas, mas na verdade, todos nós estamos esperançosos. Não é tanto pelo presidente, o fato é que muitos americanos deixaram o preconceito e o racismo de lado, e que talvez toda essa crise fez com que tirassem alguma lição disso.

 

 

              Parte1:

 

              Parte2:

 

              Parte3:

Se você recebe as dicas por e-mail e não conseguiu visualizar o vídeo clique aqui.

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009

Camisetas for Windows Users

Usuário ou não do Windows, se alguma vez você já teve vontade de xingar o Windows mas não encontrou uma forma de se expressar. A LinuxMall te ajuda, com camisetas para expressar sua opinião sobre o sistema da Microsoft.


Brincadeiras a parte, os usuários do Windows que me perdoem (também uso), mas as camisas são de muito bom gosto e humor, pois tenho certeza de que até os fãns da microsoft vão querer usar.

 

Na propaganda das camisetas, ainda colocam frases como:

 

"Uma campanha de conscientização da Red Bug em prol de uma cidade limpa e de pessoas mais felizes."

 

"Primeiro pressione "crtl + alt + del", caso não dê jeito, aperte o reset, se não adiantar, tire o fio da tomada, e se ainda assim não der certo, bem... O preço dessa camiseta esta ótimo e temos vários tamanhos."

 

Algumas vezes em nossas vidas temos que ter fé. Um desses momentos é quando, no meio daquele seu trabalho importante, sua máquina vai ficando lenta, estranha, até que, de repente... Aquele azul celestial surge com letrinhas brancas. "Ahhhhh não, mais uma vez!"

 

 

Aqui vai também alguns modelos de camisetas for Windows Users:

tshirt1 tshirt2 tshirt3 tshirt4 tshirt6tshirt5

 

Não estou ganhando nenhum jabá por isso, mas se tiverem interesse em alguma das camisetas, acesse o site http://www.linuxmall.com.br.

Red Hat recruta instrutores no Brasil

 

“A Red Hat Inc. (filial Brasil) gostaria de recrutar instrutores de todas as regiões do Brasil para entregar treinamentos voltados a carreira RHCT (Red Hat Certified Technician) e RHCE (Red Hat Certified Engineer). Como pré-requisito o instrutor deve ter a certificação RHCE, porém, dependendo do nível de experiência do candidato a Red Hat Inc. concorda em oferecer o exame RHCE após a análise do currículo e entrevista. Todos os candidatos aprovados terão que fazer um treinamento de 2 (dois) dias chamado RHCI (Red Hat Certified Instructor) com objetivo principal de testar a didática do candidato e a desenvoltura em sala de aula. Os interessados devem encaminhar o currículo para marcioΘredhat.com.

 

recruiter

 

Inicialmente as vagas não serão para contratos permanentes, portanto quem tiver flexibilidade de horário ou até mesmo o período noturno livre, sinta-se a vontade para nos enviar seu currículo. Além da Red Hat pagar uma das melhores hora-aula do mercado brasileiro, após 8 turmas com sucesso o instrutor poderá fazer cursos especializantes das carreiras RHCDS, RHCSS e RHCA em caso de turmas que tenham vagas em aberto*.

 

Atenção: Se o candidato for funcionário de alguma empresa que a Red Hat Inc. tenha contrato de parceria impedindo contratação de funcionários, nós não podemos aceitar tais currículos.

 

 

* Neste caso a Red Hat Inc. não arcará com os custos de transporte, hospedagem e alimentação, ficando sob responsabilidade do interessado.”

 

Enviado por Marcio F Silva (marcioΘredhat·com) - referência (redhat.com).

 

Fonte: BR-Linux

Promoção: Ganhe o livro Expressões Regulares

Iniciando a primeira promoção aqui no blog, anuncio que neste mês estarei sorteando o Livro Expressões Regulares do autor Aurélio Marinho Jargas, dono do site http://aurelio.net.

Para participar, você precisa simplesmente cadastrar seu e-mail para recebimento da Newsletter do Gotcha IT, em seguida, clicar no link de ativação através do email de confirmação enviado automaticamente.

O sorteio será divulgado na segunda-feira, 09 de fevereiro e o livro será entregue ao sortudo sem custo algum, além do frete grátis.

sorteio1
A iniciativa de sorteio de livro, se deve principalmente ao grande número de acessos, e a renda gerada (suficiente para sortear um livro) através do AdSense, Submarino e Hotwords. O que significa que, quanto mais clicarem nos links e/ou fizerem compras no Submarino através do blog, muito provavelmente estarei sorteando mais livros no futuro.

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

Profissionais de TI qualificados tem mercado

 

A crise financeira está chegando no Brasil aos poucos e de acordo com alguns especialistas em carreira, casos como demissão em massa não ocorrerá, pelo menos no primeiro semestre deste ano.

 

O que ocorre mesmo, é o contrário, temos poucos profissionais de TI qualificados e vagas sobrando no mercado. O que significa que não há nem risco para a queda de salários, pelo menos é o que diz a lei da oferta e procura.

 

tiprofessional

 

Veja o que alguns especialistas andam dizendo:

 

“Os profissionais razoavelmente qualificados não correm o risco de ficar fora do mercado. A crise pode desacelerar a criação de novas vagas, mas mercado não vai faltar”, afirma Eduardo Sakemi, Superintendente de Tecnologia da Educação e da Informação do CIEE.

 

Shuji Shimada, diretor da People Consulting, acredita que o momento continua bom para a TI, pois a TI é fundamental para organizar processos. “Embora o orçamento mundial de TI possa cair um pouco, o gasto com recursos humanos não deve ser afetado no Brasil. Pelo contrário, as vagas vão continuar surgindo”, diz.

 

Porém, o que deve ser destacado é a qualificação, não adianta apenas estar no ramo de tecnologia para ter segurança no emprego, precisa ter conhecimento, saber se relacionar e principalmente, saber inglês.

 

O mercado de tecnologia fica difícil para quem não domina o idioma oficial do universo de TI. “Outros idiomas acrescentam, mas não importam tanto. Inglês é fundamental. São poucos os profissionais que o dominam realmente, então ele acaba sendo um bom diferencial”, afirma Robert Andrade. Vice-presidente de serviços da Unisys.

 

 

[via PCWorld]

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009

CIEE: 800 vagas grátis para cursos em TI

 

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) abriu cerca de 800 vagas para cursos e oficinas ligadas à TI. São todos cursos gratuitos realizados em parceria com a Impacta, Cisco/Ainet/CTT Brasil e Hauri do Brasil. 


cieeOs conteúdos abordam temas como voz sobre IP, Linux, segurança de informação, redes, entre outros. Alguns dos cursos exigem que o interessado esteja cursando ensino técnico ou superior em áreas de TI.

 

Os cursos são ministrados pela manhã (das 8 às 12 horas) ou pela tarde (das 13 às 17 horas) nos laboratórios de informática do CIEE (situada no Itaim Bibi) e são divididos em turmas de 20 alunos.

 

Os pré-requisitos de cada curso estão disponíveis no site www.ciee.org.br, bem como a carga horária de cada um deles, que varia de 8 a 80 horas nos cursos, e de 3 a 4 horas no caso das oficinas. As inscrições para as aulas devem ser realizadas também pelo site, e algumas delas se iniciam ainda em janeiro.

 

O interessante é que ao final dos cursos e/ou oficinas, há também um certificado de participação sobre a matéria escolhida.

 

Fonte: Wnews

Gotcha IT ultrapassa os 100 mil acessos!!!

 

É com muita alegria que escrevo este post, para dizer que nesta semana, o blog GIT atingiu a marca de 100 mil acessos, segundo informações do Google Analytics.

 

Os números coletados são:

- 44,858 Visits

- 100,478 Pageviews

- 2.24 Pages/Visit

- 68.01% Bounce Rate

- 00:03:56 Avg. Time on Site

- 80.47% % New Visits

 

Agradeço a todos os leitores, parceiros e sites que linkam para cá, pois ajudaram a aumentar as visitas e a formar esse número expressivo de page views.

 

Espero que o GIT chegue logo em 200 mil para eu agradecer de novo.

 

100mil

 

Mais uma vez, obrigado e agora: Rumo aos 200 mil!!!

 

Um abraço a todos.

Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009

CCNA - Se não passar, tente denovo de graça!

 

Assim como no ano passado a Cisco está oferecendo uma segunda chance para aqueles que não passaram em suas provas e/ou se você quiser tentar uma certificação e, se eventualmente não conseguir passar.

 

A promoção vai do dia 20 de janeiro até 20 de julho de 2009. Para saber mais sobre o exame ou fazer o registro, visite: www.pearsonvue.com/cisco/Specialize.

 

riskfreeccna

 

Copio o email completo que recebi e estou repassando:

 

Take a risk-free Cisco CCNA Concentrations exam and differentiate yourself with advanced skills.

If you don't pass the first time, retake your exam for free.*

As a network professional with a CCNA certification, Cisco would like to offer you a risk-free way to add advanced skills and differentiate yourself in the market. Register and take any of the three CCNA Concentration exams, CCNA Voice, CCNA Security or CCNA Wireless, at the regular price, and—if you don’t succeed on your first try—you’ll get a free second opportunity to pass the exam. To learn more or sign up for an exam, visit: www.pearsonvue.com/cisco/Specialize.

 

Adding breadth to your current certifications is one of the smartest things you can do for your career. Cisco Career Certifications are one of the highest-ranking certifications in the IT industry. And in these challenging times, certifications can differentiate you in the marketplace.  A recent study by Forrester Consulting,indicated dedicated advanced networking job roles are expected to increase rapidly over the next five years.** In fact:

  • 80 percent of companies expect to have dedicated networking security roles from 46 percent today.
  • Voice Networking roles are expected to grow 70%, with 69 percent of companies expecting the roles from 40 percent today.
  • Wireless networking roles will almost double, with 66 percent of companies predicting dedicated roles from 39 percent today.

So, what’s holding you back?
Because Cisco certification is an investment in your future, we’re offering you a way to help secure your investment. Register now to take any Cisco CCNA Concentration certification exam at the regular price, and—if you need it—you’ll get a retake exam for FREE!*. Both exams must be taken by July 20th, 2009, so sign up now!

 

CCNA certification is the pre-requisite for the CCNA Concentrations meaning you have already earned the foundation. And CCNA Concentration certifications are the pre-requisite to Cisco professional level exams including CCSP and CCVP. Add these valuable advanced skills to your resume today!

 

Learn more about CCNA Concentrations, find a Learning Partner, and learn about Cisco Press materials.To get details on this special offer and sign-up for a risk-free exam, visit www.pearsonvue.com/cisco/Specialize today.

Wishing you the best in your career investment,
Learning@Cisco

Tutoriais Linux for Beginners

 

O Carlos Morimoto, aquele mesmo do "Guia do Hardware", vem publicando tutoriais linux para aqueles que estão começando.

 

Nas últimas semanas tenho publicado uma série de tutoriais Linux para iniciantes, que, para a minha surpresa (afinal, são temas já bem conhecidos) estão tendo uma boa recepção.

O cara manda bem, visto que ele já ajudou muito a nossa comunidade.

 

Para acessar seus tutoriais, vá no GDH Press blog.

 

penguinborn

 

Fontes: Profissionais TI e Br-Linux

Download de E-books na faixa

 

Free It E-books contém uma lista de diversos e-books na internet que foram disponibilizados para acesso livre, ou seja, não há pirataria de software e muito menos violação de direito autoral. São e-books relacionados a programação e computação em geral.

 

Ele está dividido de uma forma um pouco confusa, mas se sair clicando, você com certeza chegará no que quer. Para se ter idéia, tem até uma sessão para Sysadmin (como eu) com e-books disponibilizados inclusive pela O'Reilly. Vale mesmo a pena dar uma passada no site.

 

books

 

Para alguns o único obstáculo, pode ser o idioma, já que o site e todo o conteúdo disponibilizado estão em inglês, mas saibam que para ser um bom profissional de TI, é mais do que obrigação saber o idioma e essa é mais uma oportunidade de aprender.

Download de vídeos no Youtube? Só no canal do Obama!

 

O YouTube está oferecendo um botão de download para vídeos no canal do presidente norte americano, Barack Obama, no canal ChangeDotGov. O Google começou a experimentar esta nova função na semana passada e tudo indica que o download de vídeos poderá ser uma opção em todo o YouTube.


YouTubeClickDownloadO discurso semanal de Obama, em 17 de janeiro, exibe o link 'Click to download' abaixo da barra de ferramentas do YouTube e permite o download em alta resolução no formato MPEG4.

 

Atualmente, muitas ferramentas ajudam os internautas a baixarem vídeos pelo YouTube, mas geralmente exigem um codec separado para reproduzir arquivos .flv, além do trabalho de converter o formato para um iPod ou outro player portátil quaquer.

 

A função de download direto do YouTube foi citada inicialmente por Lawrence Lessig, professor de Direito na Stanford University, criador do Creative Commons e um dos conselheiros de Obama.


"O YouTube está liberando isso devagar, inicialmente com conteúdos que considera mais consistentes com os princípios do governo aberto", diz Lessig em seu blog.

 

Tomara que a opção esteja mesmo em todos os vídeos do youtube e não fique apenas como um experimento.

 

[via Ars Technica]

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009

Fique por dentro do Campus Party Brasil 2009

Se por algum motivo você ficou não pôde ir ao Campus Party Brasil 2009, o maior encontro social de tecnologia e inovação do mundo, saiba que pela é possível acompanhar pela internet e ficar por dentro de muitas das novidades e discussões programadas para os sete dias de evento.

 

Nesta segunda edição brasileira, a Campus Party consolida uma tendência que se mostrou produtiva: incluir ações de inclusão digital e a discussão de suas várias interfaces no debate geral que o Campus Party abrange. Promover a integração dos ativistas de inclusão digital na busca de novas tecnologias que sirvam ao desenvolvimento de projetos sociais, na troca livre de conteúdos e no compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.

 

fotoinicial

 

É possível também acompanhar ao vivo através da Campus TV. Para acessar o blog oficial do evento e obter mais informações sobre as novidades acesse o Blog Oficial do Campus Party.

Domingo, 18 de Janeiro de 2009

Indicação de Livro - Java: Como Programar

Dessa vez, indico um livro de programação, um livro, que ensina desde o básico, desde os princípios e fundamentos da linguagem, à um nível de detalhes. Se estudá-lo em prestar atenção em todos os detalhes, você vai pegar uma boa base na Linguagem Java. Um livro recomendado tanto para Iniciantes, quanto para programadores de longa data!

 

Descrição: A melhor introdução à programação orientada a objetos com a nova JavaTM 2 Standard Edition Development Kit (JDK), versão 5.0, JDBCT, Servlets e JSPT, baseada na mais didática apresentação de exemplos de código a abordagem Live-Code (código ativo) , e escrita por uma das maiores autoridades no assunto! A JavaT é a mais popular linguagem de programação orientada a objetos, com quatro milhões de desenvolvedores! Esta nova edição do livro-texto Java mais utilizado do mundo traz uma abordagem baseada na introdução a classes e objetos, logo no início do livro. Java: Como programar inclui cobertura abrangente de programação orientada a objetos em Java e vários estudos de caso integrados importantes: a classe Time , a classe Employee , a classe GradeBook , o estudo de caso opcional sobre um sistema de caixa eletrônico baseado em projeto orientado a objetos e à UML , o estudo de caso de imagens gráficas e GUI , o aplicativo de troca instantânea de mensagens DeitelMessenger e duas aplicações Web de múltiplas camadas, baseadas em banco de dados Online Survey e Guest Book.

 

Outros recursos didáticos:

 

Mais de 20.000 linhas de código.

 

Apresentação totalmente colorida (inclusive na sintaxe do código) para mostrar os programas e suas saídas exatamente como aparecem na tela de um computador.

 

Estudos de caso em várias seções e capítulos.

 

Desenvolvimento de banco de dados e de aplicativos Web com JDBC, Servlets e JSP.
Como recurso adicional, Java: Como programar traz ainda o site de apoio, conteúdo para os professores: transparências em PowerPoint (em português), manual de soluções e manual do professor (em inglês); para o estudante: código-fonte dos exemplos do livro (em inglês ).

 

Editora: Prentice-Hall

Autor: HARVEY M. DEITEL & PAUL J. DEITEL

ISBN: 8576050196

Origem: Nacional

Ano: 2005

Edição: 6

Número de páginas: 1152

Acabamento: Brochura

Formato: Grande

Acompanhamento: CD-ROM(s)

 

Ver Mais detalhes

Sábado, 17 de Janeiro de 2009

Second Life? Se bem utilizado eu aprovo!

 

Creio que não sou o único, mas eu nunca gostei do Second Life, mesmo sabendo de sua potencialidade e suas características nunca vi com bons olhos.

 

Porém, depois de ver este vídeo acabei mudando um pouco o meu conceito. O Second Life pode ser uma ótima ferramenta de ensino digital, porém também pode ser uma ótima ferramenta para desperdício do tempo, tudo vai depender mesmo de como está sendo utilizado e por isso eu digo....se for bem utilizado eu aprovo, ou seja, se utilizado para boas causas como ensino a distância, conferências, reuniões.

 

O vídeo a seguir mostra um caso da boa utilização do Second Life. São quase 6 minutos que passam rápido e quase não consomem a sua banda de internet.

 

Se você recebe as dicas por e-mail e não conseguiu visualizar o vídeo clique aqui.

Wikipédia Brasil - Colaboração acima de tudo

wikipedialogo

 

Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas.

 

É um trabalho colaborativo na Web, em expansão e aprimoramento, com os leitores criando páginas de acordo com seus interesses, comentando páginas antigas, propondo páginas novas etc. É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência.

 

 

Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikipédia, distribui a mesma versão aqui utilizada sob a licença GNU, ou seja, é software livre de código aberto.

 

Vi recentemente um post do GIT (Gotcha IT) na Wikimedia, através do subtítulo "WikiBrasil Mutirão de Conhecimentos Livres" é possível visualizar inclusive dentre artigos da folha, estadão, info, br-linux. O artigo em questão falou sobre a vinda do idealizador da Wikipédia Jimmy Wales ao Brasil, com o intuito de ajudar na divulgação e criação de conhecimento no nosso idioma.

 

[via Wikipédia]

Dormir faz bem para a memória

 

Uma matéria da revista Scientific American apontou que mesmo em períodos curtos de descanso após as refeições podem melhorar a formação e consolidação da memória.

Lembro que um bom tempo atras a BBC também teve um artigo publicado sobre cochilos que também dizia fazer bem para a memória.

nap

 

"A equipe liderada pelo cientista Olaf Lahl afirma que é possível que o momento em que as pessoas pegam no sono seja capaz de desencadear um processo no cérebro que é mantido, independente do tempo em que a pessoa fica acordada."

 

Em um dos testes, alguns dos estudantes tiveram permissão para dormir durante aproximadamente seis minutos. Os restantes tiveram que permanecer acordados.

 

Ao acordar, os estudantes que tiraram o cochilo tiveram um desempenho melhor no teste.

 

Conclusão, quando o seu chefe pegar você babando na frente do teclado, diga que é uma forma de memorizar o que você vem aprendendo no horário de trabalho. Quer forma melhor de memorização do que essa?

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009

Tirinhas do Nerdson

 

Essa é mais uma daquelas dicas de tirinhas na web (ainda não viu? então acesse aqui e aqui). Dessa vez achei uma tira que tem tudo a ver com a campanha "atualize seu browser" da Imasters.

 

A tirinha foi retirada do site nerdson.com e como pode ser visto, está sob a licença creative commons, o que significa que podemos copiar e/ou reproduzidor desde que o autor seja citado.

 

nerdson51

Desciclopédia é cultura!

 

Outro dia estava lendo sobre gambiarras e então dois artigos bem interessantes e engraçados. Mas não significa que eu goste de fazer essas chamadas "adaptações técnicas", "método alternativo" ou qualquer outro nome que possa ter, porém vez ou outras nos vemos obrigado a fazê-la.

 

Os artigos em questão são:

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gambiarra

http://desciclo.pedia.ws/wiki/POG

 

O engraçado disso é que na Desciclopédia, usam além da criatividade, os termos técnicos com frases que retratam a realidade, por exemplo:

 

Uma gambiarra é, na sua definição formal, solução inteligente por tempo indeterminado para um problema aparentemente sem solução ou não previsto. Na sua definição informal, gambiarra = "jogar perfume em merda".

 

E o mais interessante disso...tem até imagens!

gambiarra

 

Concluindo, a Desciclopédia é assim como o Wiki, uma biblioteca só que a diferença é que a primeira é para quem quer descontrair. Se você ainda não conhecia (provavelmente ninguém), está dada a dica.

Fundação oferece cursos gratuitos de informatica

 

A Fundação Idepac está com 150 vagas abertas para cursos técnicos, entre eles, idepacinformática, redes e hardware. Os interessados em participar do processo seletivo precisam fazer a inscrição por meio do site da escola. As provas serão realizadas no dias 19 e 23 de janeiro.

 

De acordo com a instituição, os cursos têm duração de mil horas-aula que são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h30. Para participar da prova de pré-seleção, o candidato deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ter idade entre 16 e 24 anos e possuir renda média de meio salário mínimo por integrante da família.

 

Para entrar em contato com a fundação, os dados são:

   Rua Visconde de Itaboraí, 443/441 Tatuapé - São Paulo - SP
   Por telefone: (11) 2295-8728
   Por e-mail: faleconosco@idepac.org.br

 

[via wnews]

Indicação de Livro - Expressões Regulares

 

O livro Expressões Regulares: Uma abordagem divertida do autor Aurélio Marinho Vargas, aquele mesmo do site aurelio.net, é um daqueles livros que te ensina sobre um determinado assunto da forma mais fácil de se entender, mesmo temas chatos e difíceis numa primeira vista.

 

O Aurélio mantém um site próprio com uma seção inteira dedicada ao livro. Seu site contém o capítulo 1 completo e o sumário disponíveis em PDF para leitura.

 

Em resumo, este é um livro que recomendo para iniciantes e experts no assunto, pois tenho certeza que você vai aprender muito.

 

Descrição:

As Expressões Regulares podem ser utilizadas em diversos aplicativos, como editores de textos, leitores de e-mail e linguagens de programação, no UNIX, Linux, Windows e Mac.

 

Qualquer usuário de computador pode usufruir dos seus benefícios. Profissionais que manipulam texto e dados economizarão horas de serviço braçal: escritores, revisores, tradutores, programadores e administradores de sistema. Em uma abordagem incomum de encontrar em livros técnicos, as explicações didáticas e divertidas tornam prazerosa a leitura de um tema tão árido e abstrato.

 

É uma conversa entre amigos, partindo do básico até chegar aos conceitos avançados. Esta obra revela aos poucos o poder das expressões, o leitor irá saborear o tema descobrindo seus segredos descontraidamente.

 

Dados Técnicos:

Editora: Novatec

Autor: AURELIO MARINHO JARGAS

ISBN: 9788575221730

Origem: Nacional

Ano: 2008

Edição: 3

Número de páginas: 168

Acabamento: Brochura

Formato: Médio

 

Para mais detalhes clique aqui.

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2009

Existe lei nas Lan Houses?

 

Alguns dias atrás acessando o Youtube, descobri este vídeo que já não é tão recente, mas que mostra a realidade de muitas Lan House's. Este vídeo mostra uma reportagem feita em Goiânia no "Jornal do Meio Dia" sobre a legislação e o cumprimento da mesma em relação as Lan House's.

 

A matéria fala sobre o problema que ocorre em diversos pontos do país, onde não há uma fiscalização de quem entra ou sai. Fazendo uma analogia rápida, deixar menor de 10 anos entra em Lan House sem autorização dos pais é o mesmo que vender bebidas alcoólicas para menores de idade, é claro que com suas devidas proporções.

 

Se você recebe as dicas por e-mail e não conseguiu visualizar o vídeo clique aqui.

 

A responsabilidade dos país é também um fator de peso. Tenho certeza que se a criança que aparece no vídeo tivesse uma educação (dentro de casa) de qualidade, ela não venderia brinquedos para jogar em uma Lan-House.

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2009

Crie seu retrato em 3D

 

O site americano “That's My Face” cria uma imagem 3D da nossa cabeça, utilizando fotos de 2 ou mais ângulos (quanto mais fotos melhor) de seu rosto. Depois de ver o resultado, o usuário pode comprar o produto, como estátuas e portas-treco da própria imagem virtual tridimensional.

 

Para ter acesso somente à imagem em três dimensões, não é necessário pagar nada. Basta fazer upload das fotos, selecionar os pontos de referência nas imagens e esperar algo em torno de uma hora que o site envia o modelo.  Após o período, o usuário pode conferir como será seu rosto em vinte anos, como seria se ele fosse de outra etnia, entre outras funcionalidades.

 

O site ainda comercializa bonés, camisetas e canecas com o rosto estampados. Para conferir todos os produtos e testar o recurso, acesse o site: http://www.thatsmyface.com

 

thatsmyface

 

[via Info]

A censura rola solta na China

 

A China fechou 91 sites acusados de exibirem conteúdo pornográfico e "vulgar".

Um portal de blogs políticos também foi suspenso depois que o governo anunciou campanha para assegurar moralidade na Internet, informou a mídia estatal.

 

censura

 

"Noventa e um sites que incluíram pornografia e conteúdo vulgar foram fechados entre 8 e 10 de janeiro", afirmou o portal estatal www.china.com.cn.

 

O Bullog.cn, um portal de blogs com muitos autores famosos, incluindo simpatizantes de movimentos pró-democracia, está inacessível desde sexta-feira. Luo Yonghao, fundador do portal, confirmou em seu próprio blog que o site saiu do ar por causa do "volume de informações politicamente prejudiciais" e citou um aviso do governo.

 

Sites que reúnem assinaturas online a favor da liberdade de expressão no país também estão fora. O curioso disso tudo é que até agora nenhum grande site foi banido. Também não sei até onde toda esta censura chegará.

 

A única certeza que se tem e a história de muitos países provaram é a de que um governo muito rígido gera rebelião e isso pode acontecer na China num futuro não tão distante.

 

[via Reuters]

Ainda não atualizou o seu navegador?

 

O Internet Explorer 6.0 ainda participa de 35% do mercado de navegadores. É um browser que não acompanha o estágio atual da Internet, possui falhas de segurança e limita todo o potencial de uma Internet melhor para todos nós.

 

A iMasters está com uma campanha para eliminar browsers antigos do mercado, onde eles pedem a adição de um código em seu site ou blog que vai avisar ao visitante que está com um IE6 ou qualquer outra velharia.

 

Como a campanha é patrocinada pela própria Mozilla, fica óbvio, que eles querem que usemos o Firefox. Mas porque não? Um browser com tantas extensões, temas e funcionalidades, muito melhor que qualquer Internet Explorer no mercado.

 

Tá certo que na campanha estão mais preocupados no tempo gasto em desenvolvimento e limitação do desenvolvedor, mas eu vou por outro lado (sem duplo sentido), acredito que as vantagens de usar um browser que funciona muito bem em sistemas operacionais diferentes, algo que vem de uma iniciativa livre e que utilizo há muito tempo...eu assino embaixo!

 

updatebrowser

 

[Via GfSoluções e Imasters]

Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

Inscreva-se no UOL Bolsa Pesquisa

 

Alunos de graduação, mestrandos e doutorandos que estiverem envolvidos em pesquisas de ponta sobre áreas relacionadas à Internet, como computação, comunicação, economia, jornalismo, direito e sociologia podem se inscrever até 15 de fevereiro no UOL Bolsa Pesquisa. O programa de bolsas do maior portal do país já incentivou 49 projetos desde 2005, e o resultado foram 63 publicações internacionais e 44 nacionais.

 

bolsapesquisa

 

A iniciativa financiará alunos de doutorado (R$ 2.794,02/mês), mestrado (R$ 1.676,41/mês) e graduação (R$ 558,81/mês) pelo período de um ano, renovável pelo mesmo período. Além disso, os orientadores dos alunos contarão com um incentivo de R$ 1.117,61, acrescido 15% do valor da bolsa de cada um de seus estudantes.

 

 

Os formulários e o regulamento para se inscrever podem ser encontrados em bolsapesquisa.uol.com.br. Os resultados do processo seletivo de 2009 serão divulgados em 9 de março.

 

Fonte: GigaBlog

Novo pagerank em 2009...e agora?

 

Como muitos já devem ter percebido, iniciamos o ano de 2009 com um novo PageRank. Porém, a pergunta que não fazemos é: “E agora?”. O ponto que quero chegar não é sobre os métodos e cálculos que fazem, se é sobre backlinks ou qualquer outro fator. O que realmente importa é sim o conteúdo de qualidade. pagerank_google

 

O PageRank é um algoritmo que avalia cada página na web e foi desenvolvido pelos fundadores Larry Page e Sergey Brin na Universidade de Stanford, onde ele é apenas um fator dos inúmeros levados em consideração nas buscas pelo Google.

 

O conteúdo original e de qualidade tem sucesso garantido não só no google, como na visitação e indicação dos leitores. O GIT (Gotcha IT) tem um pagerank de valor 4, que acredito ser um bom número, porém quando iniciei este blog fiquei alguns meses sem pagerank algum, mas isso não limitou os acessos, muito menos afastou leitores. Acredito que é apenas algo para somar, algo como um certificado que diz "este site é bacana" ou "este site tem credibilidade".

 

É isso pessoal, são meus dois centavos sobre o assunto.

 

Se você ainda não viu o PageRank do seu site ou blog, faça uma consulta no link abaixo:

Veja seu PageRank